Conheça o Controller, o profissional que faz toda a diferença em uma empresa

O Gestor de Controladoria, ou Controller, pode coordenar todo o processo da gestão nos aspectos econômico, financeiro e patrimonial

Autor: Aroldo GlombFonte: O Autor

O Gestor de Controladoria, ou Controller, pode coordenar todo o processo da gestão nos aspectos econômico, financeiro e patrimonial. Em outras palavras, é peça fundamental para a gestão da empresa nas mais diversas etapas da vida organizacional - desde momentos de crise, passando por reestruturações até uma expansão e organização do negócio.

Para Jordana Feltrin, gerente executiva da Klasse! Executive Search, "O Controller tem o papel de consolidar as informações e análises que influenciam diretamente o direcionamento dos negócios da empresa".

O número de dados gerados pelas áreas de uma empresa é muito grande e ao ser 'tratado' e analisado pode ser benéfico:

●        Impacta nas decisões estratégicas do patrimônio da empresa;

●        Ajuda nas projeções de novos investimentos;

●        Serve para planejar no longo prazo;

●        Analisa a saúde financeira;

●        Organiza o planejamento tributário e

●        Ajuda na estratégia de venda dos produtos e/ou serviços.

Para grandes empresas, outro ponto fundamental é o atendimento às normas de auditoria e para as empresas de capital aberto o Controller pode ser o responsável pela publicação das demonstrações financeiras. "As decisões dos sócios ou gestores das empresas tomadas pela diretoria são impactadas diretamente pela interface do Controller. É um dos integrantes da empresa que consegue desenvolver uma visão 360º do negócio da empresa" explica Jordana Feltrin.

Características importantes em um profissional de controladoria: visão estratégica, sistêmica, capacidade analítica e de planejamento, habilidade de interface com diferentes áreas, busca de informações e postura de sigilo.

Analisando talentos para este setor

A gerente executiva da Klasse! Executive Search explica como é realizado o processo de seleção para Controllers. "Atuamos  de forma personalizada. Antes de entender o perfil da vaga do Controller, buscamos nos inserir no negócio da empresa, entendendo seu momento, a sua cultura e quais os desafios a serem superados. A partir deste entendimento macro dos processos, a Klasse! alinha, junto ao cliente, o perfil ideal para o Controller neste negócio" complementa Jordana Feltrin.

Em 2015, a Klasse! já conduziu uma série de processos nesta área envolvendo diversas necessidades. "Para o mesmo cargo contratamos pessoas com habilidades diferentes, alinhadas às demandas de cada empresa" conclui Jordana.

A Klasse! Executive Search conta com banco de dados formado por profissionais pré-selecionados para cargos de gerência, coordenação, líderes e especialistas como Controller.

 

voltar